Antes
de mais nada, gostaria de deixar registrado minha enorme satisfação e alegria
em participar da Transformação Vivencial em Rede, junto de pessoas que
realmente tem acrescentado nesse amplo trajeto que apenas se inicia, o meu muito obrigada a
todos e todas por esse momento.
Essa
terça feira começou muito rica de ensinamentos, às sete da manhã vivenciamos
uma belíssima Roda de Conversa com os alunos da “Consolidação”: em poucas
palavras a Consolidação atente os alunos do projeto com maiores dificuldades em
diversas questões devidamente avaliadas pela equipe - dificuldades essas que
vivenciamos diariamente na rede. A roda foi belíssima pelo formato como os
educandos e os educadores se posicionaram referente a algumas colocações. A
mesma teve inicio com uma musica para sensibilizar,acalmar e preparar o
ambiente (um MPB de Edu Lobo de nome Lero Lero, que dentre vários versos um que
mais chamou minha atenção foi: “ Bom
cabrito é aquilo o que mais berra onde canta o sabiá...”) Do inicio ao fim
da roda me senti na sala de aula com os alunos do Educandário, com os mesmos
problemas e conflitos diários , mas a maneira como tudo se desenrolou foi o que
de fato me surpreendeu: a necessidade da coerência do projeto e dos combinados
que se fazem presentes também nas manifestações dos educandos, as resoluções
apontadas pelos representantes da assembleia, a recepção carinhosa aos que
chegam atrasados, os assuntos relevantes abordados dentre eles, o uso do palavrão
e a necessidade do diálogo em especial em dias que não estamos bem, em dias que
precisamos berrar.
Em
seguida pude ser contemplada com a vivência no Pré-Desenvolvimento, um
momento onde os educandos, já devidamente consciente de seus registros de
roteiros diários, começam a realizar, de forma coletiva ou individual, suas
atividades, pesquisas, auxiliam seus colegas, conversam com seus tutores (educadores)
e, entre uma atividade e outra, ainda nos recebem e dialogam com todos os
visitantes sem receios ou anseios. Nessa ocasião e nesse contexto, pude jogar
uma partida de xadrez com dois educandos, também pude dar inicio a uma obra de
arte com uma outra aluna que estava engajada em sua própria arte e,
concomitantemente, ainda apreciei a confecção do planejamento de algumas
crianças com suas rotinas diárias,ao som da sétima sinfonia de Beethoven.
Na
sequência, logo após o almoço no refeitório junto com os alunos da consolidação
e do desenvolvimento, participamos da roda de conversa com alguns visitantes do
Âncora e com o Educador João. A roda permitiu a manifestação coletiva dos
presentes e trouxe dentre varias questões um relato de pratica de uma situação
pontual que aconteceu na tarde de hoje com dois alunos da consolidação.
De
todos os ensinamentos do dia o ensinamento do “Dedinho” foi o que mais me marcou: é impressionante o
quanto os alunos entendem e compreendem a dinâmica do dedinho. O dedinho, assim
apelidado carinhosamente, é a ação de todos e todas para pedir silêncio ou para
pedir a fala e esse gesto simplesmente funciona de forma individual ou coletiva. Durante esses dois dias
nós aqui da Transformação também aderimos ao movimento do dedinho e do falar
bem
baixinho.
Por hoje é só...
Ingrid Carvalho
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