terça-feira, 11 de agosto de 2015

Nosso 2º dia !

Antes de mais nada, gostaria de deixar registrado minha enorme satisfação e alegria em participar da Transformação Vivencial em Rede, junto de pessoas que realmente tem acrescentado nesse amplo trajeto que  apenas se inicia, o meu muito obrigada a todos e todas por esse momento.
Essa terça feira começou muito rica de ensinamentos, às sete da manhã vivenciamos uma belíssima Roda de Conversa com os alunos da “Consolidação”: em poucas palavras a Consolidação atente os alunos do projeto com maiores dificuldades em diversas questões devidamente avaliadas pela equipe - dificuldades essas que vivenciamos diariamente na rede. A roda foi belíssima pelo formato como os educandos e os educadores se posicionaram referente a algumas colocações. A mesma teve inicio com uma musica para sensibilizar,acalmar e preparar o ambiente (um MPB de Edu Lobo de nome Lero Lero, que dentre vários versos um que mais chamou minha atenção foi: “ Bom cabrito é aquilo o que mais berra onde canta o sabiá...”) Do inicio ao fim da roda me senti na sala de aula com os alunos do Educandário, com os mesmos problemas e conflitos diários , mas a maneira como tudo se desenrolou foi o que de fato me surpreendeu: a necessidade da coerência do projeto e dos combinados que se fazem presentes também nas manifestações dos educandos, as resoluções apontadas pelos representantes da assembleia, a recepção carinhosa aos que chegam atrasados, os assuntos relevantes abordados dentre eles, o uso do palavrão e a necessidade do diálogo em especial em dias que não estamos bem, em dias que precisamos berrar.
Em seguida pude ser contemplada com a vivência no Pré-Desenvolvimento, um momento onde os educandos, já devidamente consciente de seus registros de roteiros diários, começam a realizar, de forma coletiva ou individual, suas atividades, pesquisas, auxiliam seus colegas, conversam com seus tutores (educadores) e, entre uma atividade e outra, ainda nos recebem e dialogam com todos os visitantes sem receios ou anseios. Nessa ocasião e nesse contexto, pude jogar uma partida de xadrez com dois educandos, também pude dar inicio a uma obra de arte com uma outra aluna que estava engajada em sua própria arte e, concomitantemente, ainda apreciei a confecção do planejamento de algumas crianças com suas rotinas diárias,ao som da sétima sinfonia de Beethoven.
Na sequência, logo após o almoço no refeitório junto com os alunos da consolidação e do desenvolvimento, participamos da roda de conversa com alguns visitantes do Âncora e com o Educador João. A roda permitiu a manifestação coletiva dos presentes e trouxe dentre varias questões um relato de pratica de uma situação pontual que aconteceu na tarde de hoje com dois alunos da consolidação.
De todos os ensinamentos do dia o ensinamento do “Dedinho” foi o que mais me marcou: é impressionante o quanto os alunos entendem e compreendem a dinâmica do dedinho. O dedinho, assim apelidado carinhosamente, é a ação de todos e todas para pedir silêncio ou para pedir a fala e esse gesto simplesmente funciona de forma  individual ou coletiva. Durante esses dois dias nós aqui da Transformação também aderimos ao movimento do dedinho e do falar bem baixinho.

     Por hoje é só...

Ingrid Carvalho

 Atividade de RPG 
Atividade Xadrez - Núcleo Pré -desenvolvimento

Roda de conversa - Núcleo Consolidação

Projeto de intervenção na comunidade - Convidam Suave

 Participantes da Transformação Vivencial - Neidson - Ingrid - Gabriela - Danielle - Lucas
Letra da música "Lero Lero" (Edu Lobo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário