segunda-feira, 10 de agosto de 2015

NOSSO PRIMEIRO DIA



Hoje nosso  dia foi bastante cheio e produtivo.
Chegou nosso quinto companheiro de vivência, o   Lucas que trabalha na Associação Vila Nova Esperança, um bairro próximo ao nosso !!!
Hoje  pela manhã preparamos nosso café , que ficou delicioso, a Jaene veio tomar café conosco. Após, fomos recepcionados pelo Lohan, estudante que nos mostrou os espaços e as regras de utilização  do Projeto Âncora.
Seguidamente fomos a  turma da Iniciação , onde eles estavam fazendo uma roda de conversa  e depois fizeram o planejamento do  dia.
Depois fomos para uma conversa com a Edilene e a  Cláudia . Lá falamos sobre a  Transformação Vivêncial, os objetivos , os desafios,  as ansiedades e as expectativas. Essa conversa foi muito esclarecedora e tranquilizante. Pude fortalecer que a educação é um processo e que em todo processo de transformação  precisamos dar o  tempo que todos e todas precisam. Elas colocam com bastante  segurança que a   transformação de nossas atitudes e  o repensar de nossas práticas  irá agregar outros e outras interessados e que assim constituiremos nossas parcerias.
Nós  vamos ler  a nós mesmos ! ( Cláudia)
Depois participamos de uma roda de conversa  com o grupo do  Pré-Desenvolvimento.
Em seguida fomos almoçar e o almoço estava muito gostoso!!
Após o almoço participamos de uma conversa com a Edilene onde  ela nos mostrou  a plataforma de registro dos educadores  e pudemos entender um pouco mais da tutoria. Me impressionou a  forma detalhada dos registros de cada educador . Também fiquei bastante impressionada com  a forma  como eles constrõem seus roteiros de pesquisa. Os roteiros são sempre individuais e  são feitos juntos com os tutores a partir do interesse da criança. Tudo muito encantador.
Após uma roda de conversa com o  educador  do grupo da Consolidação, pudemos   entender os objetivos do grupo e também  puder perceber o quanto estamos  no caminho certo das intervenções que compreendem e buscam uma transformação da realidade.
E por  último fomos para uma roda de  conversa com os educadores e educadoras. Aqui eles referem-se dessa forma a   todas as pessoas que trabalham no projeto, pois todos e todas fazem intervenções junto as crianças quando necessário.  Eles fazem e respeitam inscrição para falar, bem como as crianças nos momentos de roda. Essa roda de conversa foi muito interessante, pude verificar e observar o envolvimento dos educadores e educadoras, eles  e elas apresentaram   um pouco de como é cada grupo e partilhamos algumas decisões e avaliações que eles fizeram .
Agora cito aqui coisas que me chamaram muito a atenção.  É de se  notar claramente  o carinho e o respeito que os educadores e educadoras  se reportam as crianças e   como todos e todas se tratam, mesmo não  tendo acordo com assuntos.
Tudo é muito organizado, para pedir silêncio todos e todas   levantam a mão e o   aguardam , o mesmo nunca demora a chegar!!!!
O cuidado e o compromisso que os educadores têm em manter o mesmo combinado sempre, também me chamou bastante atenção.  Na roda de conversa com os educadores e educadoras pude perceber a autonomia dos professores em organizar os espaços do jeito que eles combinam entre si e somente contam ao coletivo como pensaram.
Outra coisa que me impressionou foi a fala da Cláudia sobre  a importância da “firmeza amorosa “ , “ suportar as dificuldades com amor “,  e  “uns cuidar dos outros”. Fiquei bastante tocada com essas falas e me emocionei na hora .
Me impressionou muito a limpeza dos banheiros.  Todos com papel higiênico e sabonete liquido.
Enfim, durante todo o dia me emocionei com muitas coisas. Não pude deixar de lembrar experiências lindas e vividas em outra unidade escolar e pessoas que fizeram parte disso por muitos anos. Mas também ficou a certeza de que em todos  os lugar podemos e devemos construir novos caminhos e que  tudo que aprendi será muito bem vindo nesse processo profissional .

Encerro    afirmando minha gratidão em poder participar de vivências  e coisas tão significativas ,  reafirmando meu compromisso com A EMEF  Educandário Dom Duarte e com um mundo melhor e mais justo para todos e todas .


Danielle





Um comentário:

  1. Que experiência maravilhosa! Fico muito feliz por vocês. Agradeço por compartilharem no blog. Gostei muito dos relatos. Beijos

    ResponderExcluir