Hoje o dia começou com gostinho de despedida...
Iniciamos nossas atividades observando os educandos realizando o planejamento do dia.
Em seguida, as crianças de todos os núcleos se dividiram nos chamados grupos de discussão da assembléia junto com os educadores para tratarem de temas a serem deliberados mais tarde na assembleia geral.
As dez horas, deram início a realização da Assembleia; foram tratados assuntos referentes aos grupos de responsabilidade, sobre alguns combinados da biblioteca e algumas decisões foram tomadas, sempre buscando o consenso entre todos os presentes, caso alguém discordasse de algum tópico tratado, colocava seu ponto de vista e opinião a respeito e discutia-se com os presentes.
No período da tarde foi realizada a parada cultural, teve banda, música ao vivo, xadrez, poesia e improvisação, enfim uma tarde muito agradável, na qual, interagimos com educandos e educadores.
Esta com certeza, foi uma semana muito intensa, com dúvidas e certezas, de erros e acertos e muita aprendizagem, conversa e reflexão.
Não é tarefa fácil refletir a respeito do real significado e do sentido da palavra e ato da transformação. Utilizando uma pequena analogia seria tarefa tão delicada quanto descrever a metamorfose da lagarta, pois é, não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses.
Estas mudanças e transformações são longas e silenciosas, pois são por toda a vida, pouco importa se estamos na mais tenra idade, na adolescência, na juventude ou na velhice, sempre há oportunidade para conhecer novas experiências, novos jeitos, novas formas de se fazer.
A mudança e a transformação geralmente nos assustam. Pensamos não estar prontos, não ser a hora ou o momento certo, há o receio em errar, não dar certo, mas este medo é importante, porque nos gera a prudência. E como disse nosso colega de transformação Lucas, não podemos deixar este medo, este anseio, esta insegurança nos paralisar, pois o tempo, o universo, estes não param, estão sempre em movimento, assim como a nossa vida, nossa carreira, nossa escola, nossas aulas, nossos dias. Eles passam, seguem, isso mesmo, como diz a canção, "o tempo não para". Quanto a nós, podemos até parar, sentar para tomar um café, refletir, descansar, mas não podemos paralisar, pois o movimento , o caminhar, o andar para frente é o que nos move, é o que nos faz seguir, sem esmorecer, sem desanimar, é o que nos faz acreditar que um amanhã melhor é possível, e quando caminhamos juntos fica tudo mais fácil, porque um sonho que se sonha junto é louvor, é louvar a vida e celebrar a amizade, é dividir as conquistas, os sorrisos e as lágrimas.
Por fim... quero agradecer aos colegas de transformação vivencial, aos educadores e educandos da Escola Projeto Âncora, pela oportunidade de compartilhar momentos realmente significativos, agradecer também a todos que ficaram na nossa escola esta semana, cuidando para que pudéssemos participar desta experiência ímpar.
... Embora diferentes entre si, quem forma se
forma e re-forma ao formar e quem é formado forma-se e forma ao ser formado. É
neste sentido que ensinar não é transferir conhecimentos [...] Quem ensina aprende
ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender... (Freire, 2003).
Neidson N. Soares
Planejamento do dia
Plano do dia
Núcelo Iniciação
Grupo de discussão para assembleia
Parque e crianças do núcleo da Iniciação
Atividade Núcleo Iniciação
Parada cultural - Xadrez com a Ingrid
Aula de música
Grupo de discussão para assembleia
Sem legenda...
Texto lindo e poético ... Experiência impar , muito trabalhos reflexões que se inicia agora !!!! Foi muito bom aprendermos juntos e juntas esses dias !!!!
ResponderExcluirJuntos e juntas, porque unidos somos mais fortes !
ExcluirTexto lindo e poético ... Experiência impar , muito trabalhos reflexões que se inicia agora !!!! Foi muito bom aprendermos juntos e juntas esses dias !!!!
ResponderExcluir