A primeira atividade do dia foi a
Iniciação à Alfabetização, um
encontro das crianças menores para organizar o momento da brincadeira, onde foi
reforçada a importância de respeitar a vez da fala. Até a brincadeira foi
colocada em processo de decisão, sempre mediado pela educadora. Os 3 jogos que
acompanhamos reforçam o contato com afetividade entre os educandos, com enfoque
na colaboração e cooperação.
A segunda atividade foi o Momento Especialista em Inglês, onde um
grupo de 3 educandos trabalharam como inserir a língua inglesa em jogos e
brincadeiras. Foi escolhido iniciar o trabalho com o jogo caça ao tesouro. De
forma leve, o inglês é inserido na conversa com os educandos, mesmo com
limitações de vocabulário. Após decidir o jogo de caça ao tesouro, os educandos
começaram a discutir as regras e o formato do jogo, utilizando palavras em
inglês para desenvolver o raciocínio.
Em seguida, acompanhamos o Momento Especialista em Português, em
que foi abordado a avaliação diagnóstica de leitura e compreensão textual com
um grupo de 4 educandas. Algo notável foi a construção coletiva das respostas,
em que o foco era a discussão e não a capacidade individual de gerar a resposta
esperada.
Nossa quarta atividade foi uma Roda de Conversa, um momento muito
produtivo sobre as sensações, impressões e dúvidas com as educadoras
coordenadoras do projeto.
Por último, mas não menos
importante, acompanhamos o Grupo de Responsabilidade da Biblioteca, em que o grupo discutia
suas demandas, como a organização da própria biblioteca. A educadora mediou o
encontro do grupo enquanto uma educanda fez o registro em ata e outra
controlava a vez da fala. Todo o funcionamento da biblioteca é feita pelos
integrantes do grupo de responsabilidade, e são 3 os instrumentos de
organização do espaço: caderno de empréstimo de livros, caderno de empréstimo
de materiais e caderno de ata e assuntos pendentes.
Lucas Araujo.
Momento com Educandas e especialista em Língua Portuguesa
Momento Oficina de Inglês
Encontro do Grupo de Responsabilidade da Biblioteca
Atividade com alguns educandos do Núcleo da Iniciação
Nenhum comentário:
Postar um comentário